O que é Ayurveda?

Milhares de anos antes da medicina moderna fornecer evidências científicas para a conexão mente-corpo, os sábios da Índia desenvolveram o Ayurveda, que continua a ser um dos sistemas de saúde corpo-mente mais sofisticados e poderosos do mundo.

Mais do que um mero sistema de tratamento de doenças, o Ayurveda é uma ciência da vida (Ayur = vida, Veda = ciência ou conhecimento). Ele oferece um corpo de sabedoria projetado para ajudar as pessoas a se manterem vibrantes e saudáveis, enquanto realizam todo o seu potencial humano.

Os dois principais princípios orientadores do Ayurveda

  1. A mente e o corpo estão inextricavelmente conectados
  2. Nada tem mais poder para curar e transformar o corpo do que a mente

A liberdade da doença depende da expansão de nossa própria consciência, trazendo-a ao equilíbrio e, então, estendendo esse equilíbrio ao corpo. Esse processo não é tão complicado quanto parece.

Por exemplo, quando você medita, entra sem esforço em um estado de consciência expandida e silêncio interior que refresca a mente e restabelece o equilíbrio. Uma vez que a mente e o corpo são inseparáveis, o corpo é naturalmente equilibrado através da prática da meditação.

No estado de consciência repousante criado através da meditação, sua freqüência cardíaca e respiração lenta, seu corpo diminui a produção de hormônios de estresse como cortisol e adrenalina, e você aumenta a produção de neurotransmissores que aumentam o bem-estar, incluindo serotonina, dopamina e ocitocina. e endorfinas.

A meditação é apenas uma das ferramentas mais poderosas que os antigos médicos ayurvédicos prescrevem para equilibrar a mente e o corpo. O Ayurveda também oferece muitas outras práticas para expandir a autoconsciência e cultivar seu estado inato de equilíbrio.